quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Equador

SINOPSE

Autor: Miguel Sousa Tavares
Quando naquela manhã chuvosa de Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D. Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de governador e a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças o lançassem numa rede de conflitos e interesses com a metrópole. E não contava que a descoberta do amor lhe viesse mudar a vida.
Equador é um retrato brilhante da sociedade portuguesa nos últimos dias da Monarquia, que traça um paralelo entre os serões mundanos da capital e o ambiente duro e retrógrado das colónias.
É com esta história admirável, comovente e perturbadora, que Miguel Sousa Tavares inaugura a sua incursão no romance.
Fonte: http://www.wook.pt

A minha Leitura

Já não sei quando li pela primeira vez este fantástico livro. É daqueles em que se mergulha na história e se lê com um prazer que não é possível descrever, esboçamos sorrisos, sentimos o coração bater mais depressa ou mais devagar, espantamo-nos com o horror que era a escravidão, sentimo-nos orgulhosos de antepassados tão honestos e corajosos que tivemos, enfim, é impossível não sentirmos que fazemos parte desta história.
Miguel Sousa Tavares com Equador foi para mim uma revelação espantosa que com uma escrita maravilhosa, conseguiu fazer voltar os portugueses ao romance histórico.
É sem dúvida um dos meus livros de sempre, para voltar a ler!

Apontamento: tem um fim imprevisível o que faz com que quando viras a última página digas: Bem, ninguém diria. Como diria a minha amiga Fernanda: "Fiquei Chocada..."

Até já,
ACE